Programas

Zumbi #86

Nesta edição, só música, sem parar. Confere a seleção musical que Thaís deixou antes de sair de férias. Esta edição foi ao ar, originalmente, no dia 20/12/2020.

Zumbi #85

Nesta edição, o programa recebe o artista visual fortalezense Helder Carlos, mais conhecido como 6lackout. Suas artes digitais estão levando muitos “likes” e foi destaque no Museu de Arte de São Paulo. Além disso, a edição conta com reportagem especial sobre a onda romântica do Forró de Favela e drops radiofônico do Slam da Okupa com Baticum Proletário. Entre os destaques da seleção musical, estão a beatmaker paraibana Luana Flores e o grupo baiano OQuadro. Esta edição foi ao ar no dia 13/12/2020.

Zumbi #84

Nesta edição, o programa recebe o jornalista paulista Felipe Mascari, que antecipa novidades sobre a primeira edição do Prêmio Nacional Rap TV, e o MC mineiro Matéria Prima. O artista fala sobre seu novo álbum “Visão”, lançado em comemoração aos seus 20 anos no rap. Borboleta Raielly recita poesia no drops radiofônico do Slam da Okupa e a seleção musical traz sons novos de Davzera (BA), Iza Sabino (MG) — que lançou seu álbum de estreia, “Glória” — e a parceria entre Edi Rock (Racionais MC’s) e Jorge Du Peixe (Nação Zumbi). Esta edição foi ao ar no dia 06/12/2020.

Zumbi #83

Nesta edição, o DJ, produtor e pesquisador Gustavo Marques, também conhecido como Gusmão, fala sobre suas pesquisas. Ele está concluindo doutorado na University College Cork, com investigação sobre a premiada obra de Tyler, The Creator. No mestrado na Escola de Música da UFMG, seu tema foi a música rap no Duelo de MCs, maior batalha de rimas do Brasil. O programa também traz uma seleção musical sintonizada com o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. É o caso das novas faixas do DJ KL Jay, JULI, Mad Step, Ravih e Drika Barbosa. No drops radiofônico do Slam da Okupa, é a vez da poesia de luta de Luan Matias. E o b-boy Eduardo Africano fala do lançamento de seu novo livro de poesia, “Ultrapassando as Grades e Vendo Além dos Muros”. Esta edição foi ao ar no dia 22/11/2020.

Zumbi #82

Entre os destaques desta edição, está a entrevista com os beatmakers EricBeatz e Bao sobre sua nova beat tape “Espaço Tempo” e a matéria de Mateus Brisa sobre novas tentativas de criminalização do funk. O programa também traz a participação da poeta Atena (CE) e do músico Fernanndez (BA), e também um papo com a socióloga Ana Letícia Lins, do LEV-UFC e da Rede de Observatórios de Segurança, com reflexões sobre os cinco anos da Chacina do Curió (Grande Messejana), em Fortaleza. Esta edição foi ao ar no dia 15/11/2020.

Zumbi #81

Esta edição traz som do novo álbum do grupo fortalezense GhettoRoots, além da participação do rapper paulistano Rashid, anunciando seu videoclipe novo, e de Theuzitz, que comenta o primeiro single do disco que está para lançar. Além de notícias do circuito de bibliotecas comunitárias de Fortaleza, também tem papo com a jornalista Juliana Gonçalves sobre o lançamento da Firma Preta, iniciativa que faz pontes entre profissionais negros e indígenas, e empresas comprometidas com a promoção da diversidade. Esta edição foi ao ar no dia 01/11/2020.

Zumbi #80

Nesta edição, estreia o drops radiofônio do Slam da Okupa, trazendo a poesia de luta de artistas como Eduardo Afrikano, bboy que recita uma de suas obras. Na seleção musical, o destaque é de“Origens Parte 2”, novo álbum de Edi Rock, um dos quatro Racionais MC’s. Tem ainda o novo som de Ashira, o primeiro na Sound Food Gang, e Whindersson Nunes fazendo trap com RAPadura. Esta edição foi ao ar no dia 25/10/2020.

Zumbi #79

Entre os destaques desta edição, está o novo EP do beatmaker Sono TWS, Perfeitamente Incorreto Vol.1, além dos novos projetos do Hip Hop Fortal, como o primeiro episódio do Fortal Grime. No quadro “Bota A Tua!”, com artistas periféricos de Fortaleza, Baticum Proletário traz o projeto Resgarte, com Colagem Negra e Blackout Arts. Esta edição foi ao ar, originalmente, no dia 11/10/2020.

Zumbi #78

Esta edição traz entrevista com o gaúcho W. Negro, que fala sobre seu novo álbum, After Black Negro Dono. Este é o terceiro do MC, que em 2011 venceu várias categorias do Prêmio Açorianos de Música, de Porto Alegre. Os destaques do “Bota A Tua” são Alexia Barbosa (Colagem Negra) e Helder “6lackout”, do projeto Resgarte de filosofia e arte. A seleção musical traz o cearense RAPadura (indicado ao Grammy Latino por melhor álbum de rock ou música alternativa, com “Universo do Canto Falado”), Djonga (indicado ao BET Hip Hop Awards) e Marcelo D2, com seu novo disco Assim tocam os MEUS TAMBORES. Esta edição foi ao ar no dia 04/10/2020.

Zumbi #77

Além da seleção musical, com destaques como Bella Kahun (PE), Flora Matos (DF), Edley INC. (CE) e Hayone e Juzin (PA), esta edição traz matéria sobre os 60 anos do livro “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus, e também canções de Gerson King Combo e Chico Science, que estiveram no noticiário durante a semana da transmissão. No “Bota A Tua”, intercâmbio com o projeto desenvolvido pelas redes sociais da Biblioteca Central do Campus do Pici, com artistas da cena cultural periférica de Fortaleza, Amyla Vidal apresenta seu trabalho independente. Esta edição foi ao ar no dia 27/09/2020.

Zumbi #76

Esta edição traz sons de dois álbuns muito aguardados, lançados durante a semana: O Líder Em Movimento, do carioca Bk’, e Máquina do Tempo, do cearense Matuê, que acabou quebrando o recorde de Anitta como melhor estreia no Spotify Brasil. O álbum de estreia do trapper de Fortaleza foi ouvido 4,8 milhões de vezes na plataforma de streaming. Além de muita música, o programa também traz um papo com a escritora baiana Sara Messias, que lança no Brasil e na Itália um romance sobre a vida da princesa guerreira Aqualtune, uma das fundadoras do Quilombo de Palmares, e avó de Zumbi. Esta edição foi ao ar no dia 13/09/2020.

Zumbi #75

Esta edição traz sons do novo álbum da MC mineira Tamara Franklin, Fugio – Rotas de Fuga pro Aquilombamento, e de trabalhos que são o Volume 2 de trilogias: Relicário 2, de Menestrel , e Good Smell Vol. 2, de niLL. Além de muita música, tem também notícias do hip hop e das artes periféricas, como as datas do lançamento de álbuns de artistas como Bk’ e Marcelo D2, a reunião de MCs cearenses no Festival Nazárea e o bom desempenho de obras audiovisuais de Fortaleza, como a série “La Casa dus Vetin” e o curta documentário “Rotina Familiar”. O Zumbi – O Rap na Universitária FM vai ao ar aos domingos, das 18 às 20h. Esta edição foi ao ar no dia 06/09/2020.

Zumbi #74

A edição #17 de Quarentena do Zumbi traz entrevista com Má Dame, que apresenta, faixa a faixa, seu novo EP No fio da navalha. Além de notícias do hip hop brasileiro, o programa também toca novos sons da mineira Tamara Franklin e do pernambucano DEHLE, filho do músico Gilmar Bola 8, fundador da Nação Zumbi. Foi ao ar, originalmente, no dia 09/08/2020.

Zumbi #73

“Desculpa a demora. ‘Cabei de saber que ‘Gosto de quero mais’ tá no Top 50 Brasil no Spotify”. O rapper baiano Hiran teve a notícia da chegada da sua nova canção à parada da plataforma digital no meio da entrevista que concedeu pelo WhatsApp ao programa Zumbi. O artista lançou no início de julho seu segundo álbum, Galinheiro. Na seleção musical de lançamentos do hip hop brasileiro, o programa trará sons de Ainda, novo álbum de MC Cabelinho, do novo EP de Ebony e também “Dores”, novo single de Doiston, artista do trap de Fortaleza. Esta edição foi ao ar no dia 02/08/2020.

Zumbi #72

No idioma tupi, Maiandeua significa “Mãe da Terra”. Este é o título do novo álbum do rapper paraense CRONIXTA, convidado da edição #15 de Quarentena do programa Zumbi. Na décima entrevista realizada por WhatsApp durante a pandemia, o artista vai contar mais sobre sua recém-lançada produção, que tem o rap como base, mas que também agrega inúmeras sonoridades que ecoam em Belém. Na seleção musical de lançamentos do hip hop brasileiro, o programa Zumbi também trará o novo som de Asafe, MC do Jereissati que também lançou videoclipe de “Vaidade”. O Zumbi – O Rap na Universitária FM vai ao ar aos domingos, das 18 às 20h. Esta edição foi ao ar no dia 19/07/2020.

Zumbi #71

Além de uma seleção musical de lançamentos do hip hop brasileiro, a edição #13 de Quarentena do Zumbi traz um bate papo com os pesquisadores ligados à Universidade Federal do Ceará que desenvolveram o artigo “Lugar, Identidade e Representação em Dinheiro, Sexo, Drogas e Violência de Costa a Costa: uma leitura geográfica da mixtape”. O programa também inclui o Ceará Sonoro com Mateus Fazeno Rock, com seu rock de favela temperado com reggae, R&B, grunge, punk e funk brasileiro. O Ceará Sonoro tem apresentação e produção de Carolina Areal e edição e coordenação de conteúdo de Igor Vieira. Esta edição foi ao ar no dia 12/07/2020.

Zumbi #70

A edição #13 de Quarentena do Zumbi traz raps e dados sobre os motoboys, categoria que promoveu o Breque dos Apps, movimentação nacional dos entregadores de aplicativos. O programa também lançamentos de Amiri, Karol Conka e Aka Cristal, e faixas do produtor e MC Calibre, que criou o BAtfun Beat em 2008, a partir de axé, pagode e samba reggae, junto com sonoridades que hoje se entende como parte do trap. Esta edição foi ao ar no dia 05/07/2020.

Zumbi #69

A edição #12 de Quarentena do Zumbi toca uma diversa seleção de sons em celebração do Especial Dia do Orgulho LGBTQIA+. Além disso, traz uma entrevista com a rapper e drag fortalezense Carmen Camaleonte, que acaba de lançar seu primeiro EP, Orcário. Ela comenta as faixas e o conceito do trabalho e também fala sobre sua trajetória e parcerias. O Zumbi – O Rap na Universitária FM vai ao ar aos domingos, das 18 às 20h. Esta edição foi ao ar no dia 28/06/2020.

Zumbi #68

A edição #11 de Quarentena do Zumbi traz sons dos dez melhores álbuns brasileiros de rap, lançados entre 2015 e 2019, segundo a plataforma Genius Brasil. A lista tem dois álbuns de rappers da cena de Fortaleza: Veterano, de Nego Gallo, e, em primeiro lugar, Roteiro Para Ainouz, Volume 3, de Don L. Também traz informações sobre como estão sendo pagos – ou não – os auxílios emergenciais para agentes culturais de Fortaleza e os prêmios do edital Festival Cultura Dendicasa. Esta edição foi ao ar no dia 14/06/2020.

Zumbi #67

Os produtores audiovisuais Leo Silva e Emilly Guilherme serão os convidados deste programa Zumbi. Eles se conheceram no circuito cineclubista que liga periferias de Fortaleza e, mesmo separados fisicamente pela quarentena, conseguiram produzir juntos o filme Rotina Familiar, uma crônica audiovisual sobre a vida no interior da casa de Leo, residente na comunidade Santa Filomena, no bairro Jangurussu. Leo Silva também já produziu videoclipes como o da música “Minha quebrada em forma de rap”, do grupo Relato Ativo, em que traz imagens da comunidade Santa Filomena. Esta edição foi ao ar no dia 07/06/2020.

Zumbi #66

Lo-fi de favela, pagode under de quebrada. É assim que a rapper Bruna Helena, que assina seus trabalhos artísticos como nabru, descreve seu som. Ela vem emergindo na cena do hip hop com suas rimas afiadas sobre as sonoridades calmas do hip hop lo-fi. A mineira será a convidada nesta edição do programa Zumbi. A artista lançou o EP Heartbeat na última quinta-feira e comentará as faixas para os ouvintes, além de falar sobre sua jovem carreira. A edição #09 de Quarentena do programa Zumbi também trará lançamentos de MCs cearenses, como Doiston, Carmen Camaleonte e MCharles. Esta edição foi ao ar no dia 31/05/2020.

Zumbi #65

A edição #08 de Quarentena do Zumbi traz, na primeira parte, depoimentos de nomes da cena do hip hop cearense sobre Danniel “Jogueiro” Lima, rapper pioneiro que faleceu pela Covid-19. A segunda parte divulga informações sobre como se manter nas periferias durante a pandemia do novo coronavírus, desde benefícios governamentais a iniciativas das próprias periferias. Iza Sabino, rapper e beatmeaker da Geração Elevada (Original GE) de Minas Gerais, é destaque da parte final do programa. Em entrevista, ela apresenta seu novo trabalho Best Duo, lançado em parceria com FBC, além do EP “Augusta” e da participação no grupo Fenda. Esta edição foi ao ar no dia 24/05/2020.

Zumbi #64

Matéria Prima é o entrevistado da edição #07 de Quarentena do programa. O rapper mineiro, que comemorou seus 20 anos de carreira em 2019 com turnê nacional, acabou de lançar o single “Katucha”. A produção é de O Adotado, codinome usado pelo rapper Nill quando ele assina o instrumental das composições. Além de uma repassada geral na carreira de Matéria Prima, com participação de Nill, Kamau e vários outros parceiros do convidado, o programa também traz homenagem às mães, além de sons do novo álbum de RAPadura. Esta edição foi ao ar no dia 10/05/2020.

Zumbi #63

Lenne Ferreira é a entrevistada da edição #06 de Quarentena do programa. A jornalista é uma das mulheres por trás do selo e produtora Aqualtune, de Recife-CE. Este Zumbi também traz a participação do Pedro Simples (Santo André-SP), apresentando sons de seu novo álbum Carmin. Entre os lançamentos, também está a nova música de DonaLéiah, num feat com Jonas de Lima, reunindo dois nomes da cena Fortaleza. O Zumbi – O Rap na Universitária FM vai ao ar aos domingos, das 18 às 20h. Ouça pela FM 107,9 MHz, na Grande Fortaleza, pela internet (link no site http://www.radiouniversitariafm.com.br) ou pelo novo app da rádio, disponível para Android e iOS. Esta edição foi ao ar no dia 03/05/2020.

Zumbi #62

O destaque da edição #05 de Quarentena é a mensagem de Padêro MC (PDR na Raça) para tempos de pandemia no Ceará, especialmente criada para esta transmissão. Entre os lançamentos, estão a cypher “Pandemia”, vinda de Lauro de Freitas-BA, a parceria entre o MC Augusto José e a CGC (Conexão Gangsta Caucaia) e o novo single de Clara Lima, “V.B.S V.B.D”. O Zumbi – O Rap na Universitária FM vai ao ar aos domingos, das 18 às 20h. Esta edição foi ao ar no dia 26/04/2020.

Zumbi #61

O destaque da edição #04 de Quarentena é o faixa a faixa com Carolina Rebouças, a Cabocla, que lançou seu EP “Multicultural” no YouTube, no dia 10 de abril. O programa também toca raps de Moraes Moreira, falecido em 13 de abril. Entre os lançamentos do rap brasileiro, está “Meu Ceará”, novo single de RAPadura. O Zumbi – O Rap na Universitária FM vai ao ar aos domingos, das 18 às 20h. Esta edição foi ao ar no dia 19/04/2020.

Zumbi #60

O destaque da edição #03 de Quarentena é uma conversa com a Bione. Fazendo poesia em batalhas de rimas, slams e livro, ela vem despontando desde os 15 anos, quando representou Pernambuco no Slam BR. Mal lançou sua mixtape Sai da frente e já está com faixa nova nas plataformas digitais. Na seleção musical, o destaque é para sons do novo álbum de Diomedes Chinaski, CrocodiloBoy. Esta edição foi ao ar no dia 12/04/2020.

Zumbi #59

O destaque da edição #02 de Quarentena é uma conversa com o MC, educador e pesquisador Felipe “Choco” Oliveira Campos, que desenvolveu pesquisa de mestrado em Estudos Culturais na USP sobre a Batalha da Matrix, de São Bernardo do Campo (SP). Na seleção musical, a edição #02 de Quarentena do Zumbi traz vários lançamentos do rap, como o novo álbum do mineiro Djonga e “Santuário”, da MC de Fortaleza Aka Cryxtal. Este programa foi transmitido em 29/03/2020.

Zumbi #58

Esta edição traz lançamentos de Fortaleza, como “Fortalcity” (Doiston), “Santuário” (Aka Crystal), “Viagem astral” (Mano Jonathan) e “Puskãs” (Bakkari), além da cypher mineira “Não nos procurem no 8 de março”. Também rolaram dicas de como enfrentar a pandemia do coronavírus, que ameaça especialmente as favelas do Brasil. Esta edição foi ao ar no dia 15/03/2020.

Zumbi #56

Esta edição transmitida em 08 de março, Dia Internacional da Mulher, tem como destaque o primeiro álbum da rapper Bivolt, que traz 14 faixas com produção assinada por Nave. Com muita música feita por mulheres, o programa também traz notícias sobre as seletivas da Liga Nordestina de MCs e sobre as atividades do Mês do Hip Hop em São Paulo, ligado ao Dia Internacional da Luta Contra o Racismo, em 21 de março. Esta edição foi ao ar no dia 08/03/2020.

Zumbi #55

A seleção musical desta edição inclui faixa do novo álbum do produtor WillsBife, em feat com Sain e Don L. Além disso, faz um giro pelo Brasil com os lançamentos de RAPadura, B.Art (RS), Farley Zoom (SP) e Marmino, de Fortaleza, que lançou EP pela C2f Records. Além disso, traz o forró dos baianos Odair Cabeça de Poeta e Tom Zé, sampleado pelo grupo De La Soul. Esta edição foi transmitida em 23/02/2020.

Zumbi #54

Esta edição traz raps produzidos por artistas do Amapá, como Zion e Nic Dias (NoisPurNois Rec), além de novas de Edgar, Negocassio, Budah e JXNV$. O Zumbi – O Rap na Universitária FM vai ao ar aos domingos, das 18 às 20h. Ouça pela FM 107,9 MHz, na Grande Fortaleza, ou pela internet, no site http://www.radiouniversitariafm.com.br. Esta edição foi transmitida em 09/02/2020.

Zumbi #53

Nesta edição, o vencedor do Duelo de MCs Nacional de 2019, MCharles, é entrevistado junto com seus parceiros do coletivo Flowtal. Eles fazem uma batalha de rap para os ouvintes e falam sobre o cenário para MCs que encaram rimas de improviso no Ceará, no Nordeste e no Brasil. Além disso, o programa traz depoimento de Nego Gallo sobre os destaques do seu álbum “Veterano” no Prêmio Genius Brasil de Música 2019 e notícias do hip hop. Esta edição foi transmitida em 02/02/2020.

Zumbi #52

Com dicas de séries, podcasts e contas no Instagram relacionados ao universo do hip hop, esta edição abre a seleção de rap nacional com a nova produção de Jonas de Lima, produtor destacado no Prêmio Genius Brasil de Música Brasileira 2019, e que acaba de lançar o EP Sob o sol: No jardim do diamante. Esta edição foi transmitida em 26/01/2020.

Zumbi #51

Esta edição traz produção nova de Mano Jonathan, Bione e, com exclusividade, “Surra de mix 001”, mixtape do duo Surra de Rima. Além disso, traz notícia do cenário internacional e um bloco de grime brasileiro e novas cyphers Poetisas e Poetas no Topo. Esta edição foi transmitida em 19/01/2020.

Zumbi #50

Em sua edição #50, o programa Zumbi – O Rap na Universitária FM apresenta uma entrevista inédita com o músico pernambucano Chico Science. A produção também traz aos ouvintes as influências e processos criativos por trás de “Da Lama Ao Caos”, de Chico Science e Nação Zumbi, apontado como um dos mais importantes álbuns da música brasileira. O especial traz depoimentos dos jornalistas Lorena Calábria, José Teles e Guga de Castro, a participação dos rappers Diomedes Chinaski e Jonas de Lima, além de sons gravados por Thelmo Cristovam na Ponte Princesa Isabel, no Centro do Recife. O especial Zumbi #50 – Entrevista com Chico Science e 25 anos de Da Lama Ao Caos foi transmitido em 05/01/2020.

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto:
close-alt close collapse comment ellipsis expand gallery heart lock menu next pinned previous reply search share star